7 de março, das 12h às 15h
OFICINA DE DANÇA
Com Giselle Rodrigues
Mestre em Artes e especialização em Dança Contemporânea pela London Contemporary Dance School, foi bailarina e coreógrafa do Endança por 16 anos. Atualmente dirige a Companhia baSiraH e coordena o Espaço baSiraH em Brasília.
Percepção e movimento
Este workshop busca sensibilizar e desautomatizar a percepção, numa tentativa de alargar os padrões criativos de movimento/comportamento pessoal, além de provocar e estimular o participante para o estado de criação latente.
Conteúdo:
• Sensibilizar para a percepção do corpo, do momento e do impulso criativo.
• Estimular a atenção para os processos físicos e psicológicos que alteram os estados corporais e a construção do movimento.
• Descondicionamento da percepção para estimulação da criatividade na investigação do movimento.
• Noções de composição de movimento.
Metodologia:
• Jogos lúdicos de improviso em dupla, colocando um intérprete como testemunha do outro.
• Exercícios de imaginação ativa
• Exercício de imaginar/mentalizar/verbalizar/agir.
• Jogos de investigação do movimento e improvisos (solos, duetos, trios, grupo).
• Exploração do vocabulário próprio de movimento através de exercícios dirigidos.
• Técnicas de manipulação do movimento.
Público:
• Dançarinos e atores com alguma experiência de movimento.
8 de março, das 14h às 17h
OFICINA DE VIDEO / CINEMA
Com Vinícius Reis
Vinícius Reis é diretor, roteirista e professor de cinema e tv. Seus filmes já participaram de mostras e festivais no Brasil e no exterior. Dirigiu inúmeros programas para a tv a cabo. Sua realização mais recente é “Praça Saens Peña”, longa-metragem, ficção, com estréia prevista para agosto de 2009.
RELEASE DA OFICINA
A filmagem age sobre o corpo e o corpo expele uma história. Partindo desse conceito, vamos examinar algumas cenas realizadas por diretores distintos como Cao Guimarães, Andy Warhol, Eduardo Coutinho e John Cassavetes.
12 de março, das 12h às 15h
OFICINA DE TEATRO
Com Patrícia Selonk
Patrícia Selonk, atriz, em 1987, participou da formação da Armazém Cia. De Teatro. Recebeu o Prêmio Mambembe de Melhor Atriz, em 1994, por sua atuação em A Ratoeira é o Gato. Está indicada ao Prêmio Shell (2008), por Inveja dos Anjos. No cinema protagonizou o curta “Um Sol Alaranjado” (2002), de Eduardo Valente, pelo qual recebeu prêmio de Melhor Atriz, nos festivais de cinema de Gramado e Fortaleza. É formada em Licenciatura em Dança, pela Faculdade de Dança Angel Vianna, onde atualmente leciona a disciplina Performance no Curso Técnico de Bailarino Contemporâneo.
Convers-ações
A oficina propõe um diálogo sobre como se desenvolve o processo de trabalho da Armazém Companhia de Teatro pela ótica de sua atriz fundadora, além de alguns exercícios práticos visando uma melhor compreensão dos caminhos de criação trilhados pelo grupo.
13 de março, das 14h às 17h
OFICINA DE MÚSICA
Com Carlos Malta
O músico dos sopros Carlos Malta, conhecido como Escultor do Vento é
multi-instrumentista, compositor, orquestrador, educador e produtor cultural, possuindo um estilo totalmente original e criativo .
O Pife é Moderno
Plano de aula / Conhecendo a família Pife / Tabela de posições
Noções básicas :
• da embocadura
• do executante
• da respiração
Exercícios práticos iniciais:
Primeiras músicas / Vencendo dificuldades iniciais / Exercícios diários pertinentes / Escalas / Arpejos / Articulação e sotaque / Estudos pertinentes / Duetos progressivos / Trios progressivos / Os estilos na flauta / Maxixe / Choro / Valsa / Samba / Bossa-nova / Baião / Frevo / Criando seu próprio estilo